domingo, 8 de março de 2009
















Carta p/ Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Mem Martins

Exmº Senhor
Manuel do Cabo
Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão - Mem Martins



Mem Martins, 3 de Março de 2009


Dando cumprimento ao solicitado enviamos os dados de que dispomos referentes aos urbanizadores desta Urbanização, admitindo que possa haver alguma incorrecção:

1. Gameiro &Costa Ldª
2. Manuel António & Filhos Ldª
3. António Marques Ferreira
4. Manuel Francisco Pereira

O construtor dos Lotes 7,8 e 9 é Francisco Ramos &Filhos Ldª. A ligação entre os lotes 4 e 7 está tapada por obstáculos de madeira há mais de 12 anos o que impede os residentes de circular livremente no espaço reservado para o efeito entre os vários prédios da urbanização.
Esta situação parece-nos perfeitamente ilegal, dado que quando comprámos os nossos andares foi-nos mostrada a planta da Urbanização com a ligação totalmente livre entre os vários lotes.

A título de exemplo posso referir que um morador do lote 5 para se deslocar ao ginásio ou ao café localizados nos lotes 11 e 12 respectivamente, não teria de ir à rua o que é muito mais confortável, nomeadamente em dias de chuva.

Conforme um documento de que dispomos o registo predial da 1ª Conservatória de Sintra com o registo Ap.01/060295-EMISSÃO DE ALVARÁ DE LOTEAMENTO - Nº 04/95 de 19/01 - Especificações: A) Autorizada a constituição de 23 Lotes de terreno, destinados à construção - discriminando todos os pormenores do Lote 1 ao 23 com o nº de pisos,
m2 e com o destino a habitação, comércio e escritórios, campos de ténis, igreja, equipamentos, etc.
B) Para conclusão dos trabalhos de urbanização é fixado o prazo de 700 dias a contar de 19.01.95.

Apresentamos o nosso pedido formal de desculpas pelo atraso na resposta e que foi motivado por problemas de ordem pessoal.

Aproveitamos para informar que estamos a preparar um página na net para registar as várias reclamações dos moradores, bem como todas as informações desta Comissão.

Com os melhores cumprimentos.

Pela Comissão de Moradores da Urbanização de Mem Martins Poente


José Carlos Barata Fernandes


SE PRETENDE ENVIAR ALGUMA SUGESTÃO, OU RECEBER INFORMAÇÕES DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA COMISSÃO DE MORADORES,
ENVIE O SEU EMAIL PARA: cm.mem.martins.poente@gmail.com
É também nossa intenção incluir nesta informação as fotos da urbanização em particular aquelas que dizem respeito aos problemas mais sentidos e que são comuns.
Para aumentar dimensão e qualidade, clique sobre a foto.












Reunião na junta de Freguesia de Mem-Martins

No dia 25 de Fevereiro pelas 20 horas realizou-se na sede da Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins, uma reunião com o Senhor Presidente da Junta de Freguesia que se fazia acompanhar de outro vogal do executivo da Junta.
A Delegação da Comissão de Moradores era constituída pelos seguintes elementos: José Carlos B. Fernandes, Joaquim Carvalhinho, Isabel Quintas, Jorge Teles e Rita Mariano de Sousa. Esta reunião teve lugar na sequência da nossa apresentação oficial no dia 17 de Fevereiro de 2009.
De forma sintética referimos que as questões apresentadas pelos representantes dos Moradores foram:
Atraso na conclusão das obras, tendo como consequência uma falta de normalização de toda a sinalética inerente ao trânsito na urbanizão e o caos do estacionamento dos veiculos em cima dos passeios , em particular na Rua João da Costa, prevendo-se o agravamento da situação, visto que muitos andares ainda se encontram sem moradores.
Assim, defendemos que o espaço que foi doado ao patriarcado de Lisboa para a construção de uma igreja e que segundo informação de que dispomos já não vai ser construída naquele local, deverá ser uma boa solução para construção de um parque de estacionamento para utilização de toda a Urbanização.
Referimos a nossa grande inquietação o atraso das obras do lote 7 e 9, porque impedem a circulação dos moradores dentro do espaço reservado aos mesmos, pois as passagens entre os prédios encontram-se tapadas com obstáculos de madeira o que nos parece ser uma situação ilegal e que prejudica a relação com alguma da pouca atividade comercial existente na urbanização.
Informámos, também, que o espaço reservado para os campos de ténis encontram-se perfeitamente ao abandono pelo que é necessário concluir este trabalho. Os elementos da Comissão de Moradores apelaram à resolução deste problema, e salientaram que se aquele terreno não se não fôr para campos de ténis que seja para um jardim devidamente enquadrado.
Chamámos, também, a atenção para a situação da Rua Júlio do Pomar que no projecto tem saída junto às instalações da Beirobra. Foi referido que nos espaços reservados aos lotes 19, 22 e 23 não se verificam quaisquer obras e dissemos que gostaríamos de saber a que se destinam aqueles espaços.
O Senhor Presidente da Junta que já tinha anteriormente manifestado a sua satisfação com o aparecimento da Comissão de Moradores, voltou a referir ser muito positiva sua criação, tal como os elementos da CDU que no dia 31 de Janeiro em visita á urbanização, afirmaram que a resolução dos problemas passa pelo conhecimento desses mesmos de uma forma organizada, sugeriu a marcação de uma reunião com o Senhor Director do Urbanismo, Engº.Vitor Ferreira, com vista a sabermos qual o ponto da situação da conclusão da Urbanização.
Informações Gerais

Já aderiram à Comissão de Moradores 18 pessoas, tendo, de uma maneira geral, todas manifestado satisfação pelo aparecimento da mesma. Temos conhecimento de que alguns já tinham tomado individualmente a iniciativa de enviarem cartas dirigidas aos representantes autárquicos, mas que infelizmente ninguém recebeu resposta. Existe a disposição de lutarmos pelos nossos direitos e para isso recorrer a todos os meios legais que estiverem ao nosso alcance.
Na troca de opiniões com alguns elementos da Comissão verificamos que é importante trabalharmos na informação através da internet para podermos comunicar entre todos com mais facilidade.
É também nossa intenção incluir nesta informação as fotos da urbanização em particular aquelas que dizem respeito aos problemas mais sentidos e que são comuns.
Comissão de Moradores:

  • José Carlos B. Fernandes, Lote 5
    Joaquim Carvalhinho, D. Manuel II
    Carlos Ramos, Lote 6
    Filipe Patrício, Lote 4
    Paulo Simões, D. Manuel II
    Isabel Quintas, Lote 5
    Jorge Teles, Lote 13
    João Paulo Mateus, Lote 6
    Rita Mariano de Sousa, Lote 8
    Carlos Casimiro da Silva, Lote 5
    Maria da Conceição Silva, Lote 5
    Nataly de Oliveira, Lote 13
    Pedro Bartolomeu, Lote 13
    Paula Leal, Lote, 10
    João Trigo, D. Manuel II
    Diamantina Maria G. Catarina, Lote12
    Fernando Amaro Saraiva Gonçalves
    Carlos Manuel Agostinho da Silva, 16
    Alvaro,( falta enviar os elementos)