segunda-feira, 6 de abril de 2009

domingo, 5 de abril de 2009




Companheiros e Companheiras da Comissão de Moradores
Como em tudo na vida é necessário dar os primeiros passos e em cada momento pensar, agir e actuar.
É tudo isto que temos estado a fazer. primeiro criámos a Comissão e tivemos uma adesão de 22 pessoas do sexo masculino e feminino. Depois demos conhecimento da nossa existência a toda a urbanização através de materiais impressos, que foram colocados em todos os prédios e parece que ninguém da nossa Urbanização desconhece neste momento a existência de uma Comissão de Moradores.
Entretanto recebemos elogios da parte de muitos moradores e também do Senhor Presidente da Junta de Freguesia pelo facto de ter aparecido uma organização com estas caracteristicas, cujo objectivo central é defender a qualidade da urbanização e os direitos dos moradores, face a uma situação degradante que se arrasta há cerca de 10 anos. Depois recebemos imensas informações de vários moradores, comunicando que já tinham tomado várias posições a nível individual junto das autarquias locais mas que infelizmente não tinham recebido qualquer resposta. Entretanto no dia 25 do passado mês de Fevereiro fomos recebidos na sede da Junta de Freguesia pelo respectivo presidente. A delegação da Comissão foi constituida por 5 elementos 3 homens e duas mulheres. Após termos feito uma exposição de âmbito geral sobre os problemas da Urbanização, o Sr. Presidente aconselhou-nos a pedirmos uma reunião com o Sr. Director do Urbanismo da CMS e que ele fazia questão de nos acompanhar. Infelizmente passou-se um mês e meio e depois de várias tentativas quer da Comissão quer do Sr. Presidente da Junta Freguesia, aquele senhor ignorou-nos completamente. Também desde a primeira hora que demos conhecimento da nossa existência ao Sr. Presidente da C.M.S. que infelizmente teve um comportamento que podemos considerar de desprezo total pela nossa existência. Demos conhecimento aos representantes da CDU na freguesia que fizeram questão de nos acompanhar ao local da Urbanização. Demos conhecimento ao Jornal de Sintra, que até ao momento ainda não publicou qualquer notícia sobre a urbanização. O Correio da Cidade já publicou duas notícias.
Entretanto, dois membros da comissão fizeram uma reportagem fotográfica com fotos das anomalias existentes na Urbanização e imprimiram 60 cartazes em formato A3, que foram colocados na Urbanização e enviados para as autarquias. A comunicação electrónica tem sido utilizada e todos os moradores podem obter informações sobre a actividade da Comissão, podendo enviar a sua mensagem para o endereço da Comissão de Moradores.
Também temos um blogue.
Pensámos que no momento actual era necessário que o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra nos recebesse e nos informasse qual o ponto da situação desta Urbanização,
No passado dia 31 de Março enviámos para o Sr. Presidente da Câmara uma carta registada com aviso de recepção e demos também conhecimento ao Sr. Presidente da Junta manifestando o nosso descontentamento pelo desprezo a que temos sido votados.
No dia 3 de Abril a secretária do Sr. Presidente da CMS telefonou ao coordenador da Comissão de Moradores, José Carlos Fernandes, a informar que aquele autarca tinha marcado uma reunião com esta Comissão para o próximo dia 13 de Abril às 18 horas.
Perante esta nova situação é necessário que a Comissão de Moradores faça uma reunião, com a possível urgência, para definir a composição da delegação da Comissão que vai estar presente na reunião, assim como preparar a nossa forma de intervir, para que os resultados possam ser os melhores possíveis.
O coordenador da nossa Comissão vai oportunamente falar com todos os elementos, para marcar uma reunião em local, hora e data a designar.
Vamos estar atentos a esse contacto que pode ser pessoal ou telefonicamente.